A hospedagem do site é o local físico no qual o seu conteúdo está armazenado. Uma boa hospedagem garante a performance e a segurança do conteúdo, permitindo-o se expandir. Performance, segurança… sabia que tudo isso tem relação direta com o marketing de um site?Nesse artigo vamos mostrar em termos práticos como a hospedagem de um site está diretamente ligada ao desempenho das suas estratégias de marketing digital e inbound marketing. Confira e tire suas dúvidas!
Hospedagem, desempenho e experiência do usuário
O tipo de hospedagem escolhida está relacionada com pilares que fazem um bom site. Como dito anteriormente, uma boa hospedagem garante segurança de dados e uma boa performance, ou seja, velocidade, estabilidade e tempo de disponibilidade. Todos esses pilares convergem para um mesmo lugar: a experiência do usuário.
A experiência do usuário descreve a maneira que uma pessoa se sente ao interagir com um site (ou outra aplicação web); a facilidade ou dificuldade que uma pessoa tem ao acessar as informações que busca ou finalizar as tarefas que necessita. Um site rápido, seguro e sem instabilidades é primordial para uma experiência positiva, já o contrário caracteriza uma experiência negativa.
A experiência do usuário funciona como pré-requisito para o bom funcionamento de diferentes estratégias de marketing digital. Essa hora uma boa hospedagem de site e estratégias de marketing eficientes se encontram.
Estratégias de marketing que são impactadas pela hospedagem
SEO
Uma estratégia essencial nesse contexto é o SEO. SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas) é o termo que caracteriza um conjunto de técnicas com o objetivo de ranquear bem o conteúdo em buscadores online, como Google, de forma orgânica, ou seja, ser encontrado com facilidade quando o usuário realiza uma pesquisa sem precisar pagar nada para isso.
Uma das técnicas para os buscadores posicionarem um site organicamente inclui a experiência do usuário. Ou seja, se você tem um produtor de conteúdo que faz um SEO perfeito e o seu site está com problemas no carregamento de páginas, por exemplo, o conteúdo provavelmente não ficará bem ranqueado.
Anúncios pagos
Além disso, um site com hospedagem ruim prejudica as campanhas pagas, mexendo diretamente no bolso. Isso porque a lentidão e a instabilidade de uma página podem fazer com que os usuários desistam da navegação, logo as iscas de captação de leads serão prejudicadas. Isso acontece também na gestão de redes sociais com posts patrocinados.
Outras estratégias de marketing digital que dependem de uma boa experiência do usuário e consequentemente de uma boa hospedagem de site incluem o e-mail marketing, acordos online, entre outras.
Como analisar a experiência do usuário em um site?
Um bom indicador para verificar como anda a experiência do usuário em um site é a taxa de rejeição das páginas. Um número elevado pode indicar que o usuário não encontra o que busca ou que seu site tem problemas com a hospedagem.
Agora que você já entende da ligação da hospedagem de um site e o seu marketing, que tal avaliar como andam as coisas aí? Verifique sua taxa de rejeição, hospedagem e estratégias de marketing utilizadas!