Toda empresa precisa de uma presença online. Um blog ou site é necessário, de preferência os dois ao mesmo tempo. As mídias sociais são opcionais, embora algumas pessoas pensem do contrário.
O objetivo principal das mídias sociais, deve ser ajudar a melhorar o perfil do seu blog ou site. O oposto não é verdade.
A importância de estar online é tão determinante para a sua empresa que não é algo que você deve postergar muito tempo.
Antes que você possa vender ou atrair possíveis compradores, as pessoas precisam ser capazes de encontrá-lo. A maneira mais fácil de ser encontrado é ter um site dizendo às pessoas quem você é, onde você está, o que você tem e por que elas devem fazer negócios com você.
Você precisa dessa presença online estabelecida agora. Mas como publicar um blog ou site rapidamente? Esse é o tópico deste artigo.
Primeiro, tenha alguma ideia do que você quer dizer
Com muita frequência, os donos de empresas correm para colocar o site on-line sem ter nada de significativo a dizer. Como mencionado acima, o mínimo que seu site deve conter é:
- Quem você é – o nome da empresa e, opcionalmente, os responsáveis por ela
- Onde você está – a localização física do seu negócio (cidade, pelo menos)
- O que você tem – descrição e imagens dos produtos ou serviços que você oferece
- Por que as pessoas devem fazer negócios com você – existem milhares de outras empresas competindo com a sua por atenção. Você deve ter alguma vantagem competitiva para ajudá-la a se destacar das outras, e você precisará tornar isso o mais óbvio possível.
Isso é o mínimo que você deve incluir em seu site ou blog, mas certamente você pode incluir mais informações.
Mas somente a quantidade do conteúdo não basta. A qualidade é o fator mais importante, e isso é em termos de:
- A utilidade da informação para o seu público
- A apresentação da informação
- O fator de experiência do usuário
Se você falhar em algum desses critérios, o sucesso do seu site sofrerá e, por sua vez, o sucesso do seu negócio será afetado.
A regra de ouro dos sites de negócios é que você deve publicar rapidamente, mas nunca sem um plano.
O site deve ser adaptado para se adequar ao conteúdo
Outro erro comum que muitas pessoas cometem é escolher modelos pré-fabricados e depois adaptar seu conteúdo para se adequar ao estilo escolhido. Esta é uma abordagem errada por muitas razões.
A principal razão é porque limita o que você pode mostrar, o que diminui a utilidade e a apresentação das informações. A outra razão é porque seu site corre o risco de ser muito genérico. Não vai se destacar porque falta customização suficiente.
Se você não é bom o bastante em codificação e design, vá em frente e use um modelo genérico, mas escolha um que seja bastante aberto e fácil de modificar posteriormente. Um template mais complexo pode parecer “impressionante”, mas tornará mais difícil para você atualizar seu site no futuro.
Mantenha foco no conteúdo
Todo mundo quer um site bonito, mas isso não deve ser sua prioridade nos estágios iniciais. Sua prioridade deve ser colocar seu conteúdo on-line para que o Google possa começar a indexa-lo o mais rápido possível.
Uma vez que seu conteúdo é publicado, você pode voltar e adicionar coisas para parecer mais bonito. Obter o ranqueamento é mais importante porque o Google tem maior probabilidade de ver sua página antes que qualquer pessoa faça isso, e os robôs do Google se preocupam mais com um conteúdo de qualidade e acessibilidade do que com a estética.
Na verdade, eles provavelmente o classificarão mais alto inicialmente pois um site que não tenha muito design carregará muito mais rápido. Isso é prioridade para ranqueamento. Depois de melhorar a aparência do site, é improvável que você perca rank.
Quanto tempo isso leva?
Receber a atenção do Google cedo é bom para você, porque aparentemente o Google mantém a classificação de um novo site artificialmente baixa por algum tempo depois que ele é criado. Quando o site estiver on-line por tempo suficiente, o Google permite que ele seja classificado naturalmente.
Em geral, leva cerca de seis meses para que o Google pare de considerar seu site como um “novo” site e, nesse momento, você normalmente verá alguma melhoria em seu page rank, desde que não tenha ignorado nenhum outro fator de SEO que possa ter prejudicado a sua classificação.
Escolha uma tecnologia de publicação apropriada
Existem várias maneiras de publicar um site, mas lembre-se de que nosso objetivo é colocar nosso site on-line o mais rápido possível. Você não pode apressadamente publicar sem um plano, mas você também não quer esperar semanas para ficar online porque todo dia conta.
Como o processo pode levar aproximadamente 6 meses para amadurecer, cada dia extra poderá lhe custar negócios em potencial e posições de ranking. Então, vamos direto ao assunto.
Você precisa escolher uma plataforma de publicação que permitirá que você comece a trabalhar mais rapidamente. Atualmente, os dois principais concorrentes nessa categoria são os Construtores de Sites e WordPress.
Construa o site
Agora que você escolheu uma tecnologia apropriada para ajudá-lo a colocar seu site on-line e já tem um plano sólido do que vai criar, é hora de construí-lo.
Isso não significa que seja o design final do site. Na verdade, o que você cria neste estágio pode não parecer nada com o seu resultado final. O importante é colocar seu conteúdo on-line e indexa-lo pelo Google. Todo o “acabamento” pode ser feito mais tarde.
Você começará a adicionar seu conteúdo de maneira apropriada ao modelo de site que estiver usando. Acreditamos que deva ser o modelo mais simples e com menos recursos possível, para que você possa voltar depois e personalizá-lo, mas não há problema em usar desde o início um modelo incrível.
Seja diferente
Apenas lembre-se de torná-lo suficientemente diferente do que os outros que estão usando o mesmo modelo fizeram, ou parecerá que você não se importa em criar um bom site.
Se você tiver habilidades para projetar e codificar o site, vá em frente. Se você não tem muita confiança em suas habilidades, considere contratar pessoas para ajudá-lo
Você economizará tempo recebendo ajuda para que seu site fique on-line mais rapidamente possível. Você também terá a chance de usar o tempo que poupa para aprender as habilidades que necessita, o que pode ser valioso no futuro.
Teste o site
Lançar sem testar é um erro fatal. Isso não significa apenas abri-lo em um navegador e olhar para ele. Você precisa realmente ter alguém para ler, testar funções básicas do site e dar-lhe feedback. Quanto mais pessoas fizerem isso, melhor.
Tome notas nesta fase, corrija possíveis erros e guarde-as para o seu estágio de reformulação, que vem logo após lançar o seu site.
Lançar o site
Parabéns, você está pronto para lançar o site! Lembre-se que este não é o seu site final, que será mantido eternamente. É apenas a versão inicial que você publicou para um robô ler e começar a indexação.
Uma vez que você tenha lançado o site, o relógio começará a contar a partir do momento que o primeiro robô tenha o lido, e a espera de seis meses para obter uma classificação adequada do Google começa a diminuir desde então.Mas não é hora de descansar.
Comece seu “redesign” imediatamente após o lançamento
Esta é a hora que você retornará ao feedback recebido e começará a fazer melhorias. Você atualizará o design, adicionará novo conteúdo, fixará e estenderá a navegação, criará links externos e internos e de alto valor, e fará tudo isso seguindo as práticas recomendadas para evitar que a ira do Google caia sobre você.
As três razões pelas quais você esperou até agora para fazer o redesign incluem:
- Você precisa do conteúdo rapidamente. Essa é a prioridade toda vez, desde que o conteúdo seja correto e não esteja cheio de erros. Passe algum tempo para criar isso e também considere a contratação de um copywriter, profissional para criar conteúdo atraente para você.
- O Google recompensa você por atualizar seu conteúdo e, quanto mais regularmente atualizado, melhor. A exceção é se você atualizar seu conteúdo com conteúdo duplicado que foi retirado de outro site. Isso terá consequências negativas.
- Você tem agora tempo para relaxar e fazer o trabalho corretamente, criando um design incrivelmente bom, sem pressão.
Publicar o seu site rapidamente é uma ótima ideia, e se você seguir os conselhos acima, obterá os melhores resultados, evitando os erros comuns que podem levar ao fracasso.