O SEO local é de extrema importância para todas as empresas de pequeno porte que atuam com o mercado local, sem vender pela Internet ou distribuir para outros estados do Brasil.
Isso porque, para essas companhias, não vale a pena investir em estratégias que vão atrair consumidores de fora da sua zona de ação. Afinal, só se gastará dinheiro atraindo pessoas que nunca serão clientes.
Por isso, é importante entender quais são os principais fatores de rankeamento do SEO local para atuar neles e alcançar o melhor resultado possível na sua região. Quer saber quais são? Então siga a leitura do artigo!
O Google Meu Negócio é essencial para o SEO local
O primeiro fator de importância no SEO local é o Google Meu Negócio. Trata-se de uma plataforma do Google que registra empresas, suas funções, horários de atendimento e várias outras informações interessantes.
Quer ver um exemplo? Busque agora mesmo por um restaurante famoso ou um shopping grande na sua cidade ou região. Com certeza, aparecerá no Google uma página de resultados de buscas com um menu lateral, repleto de informações sobre o estabelecimento.
Estarão lá:
+ comentários do Google sobre a empresa;
+ faixa de preço;
+ média de avaliação;
+ descrição;
+ endereço;
+ horário de funcionamento;
+ telefone;
+ média de visitantes por hora do dia e muito mais.
Os sites que completam essas informações são os mais confiáveis para o Google e, portanto, aqueles que mais merecem valorização no SEO local.
Se você quer ter um bom desempenho nas buscas para usuários próximos de você, deverá preencher o Google Meu Negócios completamente, inserindo informações verdadeiras e compartilhando todos os dados que o Google pedir.
Links para seu site são muito importantes para autoridade
O link building é um processo essencial para o SEO em geral e altamente importante para a estratégia de Marketing Digital para negócios locais também.
Basicamente, ele consiste em uma estratégia completa de obtenção de links de outras páginas, de modo a conferir autoridade para o seu site. Assim, o Google entende que se
tanta gente boa linka para você, é sinal de que sua página é de confiança.
No entanto, obter bons links não é fácil, mas é essencial. Isso porque links ruins, de diretórios de baixa reputação, por exemplo, baixam sua autoridade no Google.
Por isso, para obter os melhores links, é essencial ter uma estratégia de link building consciente. Comece firmando parcerias com pessoas importantes na sua área de atuação, como fornecedores, imprensa especializada e influenciadores. Produza conteúdo para eles em troca de links.
Além disso, tente também produzir conteúdo naturalmente viralizável,como reviews, quizzes e pesquisas. Assim, você aumenta as chances de ganhar links de qualidade.
Reviews de cliente valem a pena ter no SEO local
Para conseguir boas avaliações, não seja tímido e peça por avaliações aos seus clientes. Você também pode estreitar os laços com o seu público alvo através do chatbot, que são aquelas janelinhas de conversas disponíveis nos sites.
Além disso, elas cumprem um papel importante de servir como um parâmetro de avaliação da qualidade do seu serviço para o Google. Por isso, qualquer avaliação de 5 estrelas é
muito bem-vinda.
Para conseguir boas avaliações, não seja tímido e peça por avaliações aos seus clientes.
Claro, seja criterioso com a escolha. Se um consumidor acabou de reclamar do serviço ou teve algum problema, não peça uma avaliação a ele.
Já um cliente que elogiou abertamente o seu serviço estará mais aberto para fazer avaliações. Por isso, peça a ele que deixe uma review positiva no Google, Facebook ou outro serviço do tipo.
Sinais comportamentais são vitais para o seu site
Existe algo no algoritmo do Google que se chama sinais comportamentais. É um conjunto
de métricas que indicam como os seus visitantes e clientes se comportam em relação ao
seu site e ao seu serviço.
Por exemplo, o tempo médio de cada visita em relação ao tamanho do seu conteúdo dá
uma noção se o texto é bom ou não. Afinal, se um conteúdo que deveria ser lido em 5
minutos tem tempo médio de visita de 1,30 minuto, é porque não tem prendido os leitores o
suficiente.
Outros sinais comportamentais incluem:
+ curtidas nas redes sociais;
+ comentários;
+ reviews no Google e redes sociais;
+ compartilhamentos de conteúdos;
+ comentários em conteúdos;
+ curtidas em conteúdos;
+ menções nas redes sociais;
+ logins em plataformas como o FourSquare.
Uma boa maneira de conseguir bons sinais comportamentais é, claro, investir em bom conteúdo. Mas também não esqueça de estimular os sinais por parte dos visitantes e
clientes.
Muitas vezes, eles estão prontos para fazer isso, só não fazem “porque sim”. Um pequeno incentivo, como o Wi-Fi exigir citação nas redes sociais. Isso ajuda a aumentar os sinais
comportamentais do seu site e, por consequência, gera um melhor SEO local.
Seguindo essas dicas básicas, seu site ficará muito melhor posicionado dentro do seu nicho e da sua geolocalização. Assim, você atrairá mais clientes próximos de você. Basta saber
como usar o SEO local a seu favor.
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