Para atrair tráfego para a sua estratégia de Marketing Digital, existem duas maneiras. A primeira é posicionar o site no Google com anúncios. Já a segunda é investir em técnicas de SEO para WordPress.
Muita gente acredita que as duas estratégias são incompatíveis. Na verdade, pensam que “pagar links patrocinados” não é algo positivo. No entanto, não é assim que as coisas funcionam.
Na realidade, as duas estratégias devem ser usadas em conjunto, focando cada qual o seu lado. O SEO para WordPress, por exemplo, deve ser utilizado pensando no longo prazo.
Quer saber quais são as melhores técnicas de SEO para adquirir muito tráfego orgânico no longo prazo? Então siga a leitura do artigo abaixo!
1. Instale um plugin de SEO para WordPress
Se você quer melhorar o seu ranqueamento, precisa instalar alguns plugins de SEO para WordPress no seu gerenciador de conteúdo. Isso porque o WordPress já faz alguma coisa por si só em termos de ranqueamento, mas os plugins otimizam ainda mais o seu post.
Existem vários plugins que podem ser utilizados dentro de um WordPress. A melhor opção vai depender, claro, do seu orçamento e conhecimento técnico sobre o assunto.
Normalmente, o mais usado é o Yoast SEO, que é gratuito e tem muitas funções.
Com ele, cada página do seu site ficará perfeitamente otimizada, inclusive com a possibilidade de gerar um sitemap XML para a sua página.
A instalação também é bem fácil: basta buscar por Yoast SEO na parte de Plugins do seu painel no WordPress. Nada difícil, não é mesmo?
2. Tenha seu conteúdo mapeado por inteiro
Muita gente já viu a dica de que “para melhorar o SEO, é preciso ter um conteúdo planejado”. No entanto, as pessoas não compreendem exatamente o que isso significa por inteiro.
Um conteúdo mapeado não inclui apenas “pesquisar palavras-chaves” e “criar conteúdo em datas específicas”. Inclui muito mais do que isso.
Por exemplo, imagine que você trabalha com uma empresa que vende ternos para noivos. Para mapear o conteúdo, é necessário entender qual é a palavra-chave mais importante da sua estratégia.
No nosso caso, é “ternos para noivos”. Com base nisso, deve-se produzir um conteúdo completo, extenso, otimizado e com técnicas de copywriting para converter em vendas.
Depois, começamos o mapeamento com outras palavras-chave ligadas ao assunto. Por exemplo:
● tecido para terno;
● corte de terno de noivo;
● como comprar terno de noivo;
● caimento de terno.
Então, cada palavra-chave se tornará um conteúdo, todos linkando para e linkados no artigo principal, criando um ecossistema de densidade e conteúdo que informa ao Google que o seu site é especialista no assunto.
3. Invista em link building para melhorar o seu SEO de WordPress
O próximo passo, claro, é garantir muito link juice para o seu mapeamento de conteúdo no WordPress, de modo a fortalecer bastante a autoridade do ecossistema que você montou.
Por isso, invista em obter bons links de páginas de autoridade para fortalecer não só o tema principal do seu mapeamento (no nosso exemplo, aquele com a palavra-chave “ternos para noivos”), como também em todos os outros ao redor.
Dessa forma, o Google interpretará que o ecossistema tem muita autoridade e que todos os textos se retroalimentam com aquele link juice poderoso.
4. Adicione o HTTPS na sua página no WordPress
Se você tem algum tempo de Internet, vai se lembrar que, antigamente, os sites eram http:// e agora são https://.
O HTTPS é um novo protocolo que utiliza o SSL como elemento de segurança. Trata-se, portanto, de um protocolo que deixa a conexão com o seu servidor mais segura e protegida. O Google leva isso em consideração e conta o HTTPS como um fator de ranqueamento. Ou seja: sites com HTTPS são mais propensos a ficar em primeiro nos resultados de busca do que sites HTTP.
Portanto, uma poderosa dica de SEO para WordPress é adicionar o HTTPS no seu site, para mantê-lo mais protegido e melhor ranqueado. Compre um Certificado SSL.
5. Realize auditorias constantes no seu site
Quando foi a última vez que você realizou uma auditoria de SEO em seu site? É possível que já faça 1 ano, talvez 1 ano e meio? Muita coisa mudou nesse meio tempo e, por isso, é possível que seu site tenha ficado para trás.
Uma importante prática do SEO para WordPress é realizar auditorias constantes, pelo menos a cada dois meses. No entanto, se for possível, faça com intervalos menores.
Sempre há alguma coisa a ser feita em uma página para torná-la mais otimizada, mais específica e com resultados melhores. Por isso, faça auditorias constantes para melhorar o seu site ao máximo.
E aí, gostou de aprender quais as melhores práticas de SEO para WordPress? Agora que você já sabe dessas informações, só precisa seguir esses hábitos para conquistar os melhores resultados possíveis.
Você tem alguma dica para compartilhar com a gente? Então comente qual a sua rotina de SEO favorita abaixo!