Em dúvida sobre qual tipo de marketing digital usar para melhorar seu negócio? Veja aqui as principais formas que você pode aplicar na sua empresa!
Conheça todos os tipos de marketing digital!
Se você deseja vender um produto ou serviço e aumentar a visibilidade da sua marca, é aconselhável investir em uma estratégia de marketing digital. Existem vários tipos de ações que você pode adotar para promover a divulgação do negócio com pouco ou nenhum investimento e obter resultados no longo ou curto prazo.
A vantagem de implantar essas variadas formas de exposição dos seus produtos e serviços está em atrair novos consumidores e fidelizar clientes antigos. Com isso, a estabilidade da sua organização fica garantida mesmo com as mudanças que ocorrem diariamente no segmento empresarial.
Contudo, como estão disponíveis diversas metodologias para quem não conhece bem essa área, descobrir qual a melhor alternativa pode ser confuso. Então, este texto ajudará você a conhecer os principais tipos de marketing digital para saber por onde começar. Confira!
Tipos de marketing digital
É possível garantir o sucesso de uma empresa com diferentes tipos de marketing digital. Assim sendo, descubra abaixo quais são as principais alternativas, suas características, benefícios e como fazer na sua empresa.
Inbound Marketing (ou Marketing de Atração)
O Inbound Marketing consiste em uma metodologia que procura atrair clientes que desejem seu produto ou serviço. Por meio da divulgação de conteúdo valioso, direcionada a atender as necessidades do público-alvo, promove um relacionamento de longo prazo. Ele ocorre em três etapas que correspondem às fases de atrair, engajar e encantar.
Desse modo, por exemplo, você pode levar os visitantes certos para o site do seu negócio com a publicação de artigos significativos que os convertam em consumidores. Depois de fechar uma venda, com esse tipo de marketing digital você ainda estimula a realização de novas compras, além de promover o reconhecimento da sua marca.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo envolve a produção e compartilhamento de material valioso através de imagens, vídeos e multimídia, com o objetivo de atingir um público-alvo. Essa forma de mensagem publicitária busca agregar valor para os clientes em potencial por meio de informações úteis e divertidas que geram memória e confiança em quem vê.
Os assuntos e o formato digital a serem usados dependem muito do ramo de negócio e do perfil da pessoa que se pretende atingir. Para aplicá-lo você só precisa ter uma boa máquina que ajude na criação e distribuição dos conteúdos relevantes. Dessa maneira, é possível conquistar novos consumidores e fidelizar antigos clientes. E caso você esteja a procura de um aparelho de alta qualidade para iniciar esse tipo de marketing, não deixe de conferir os melhores monitores para o trabalho.
Vídeo Marketing
Este tipo de marketing digital se caracteriza por usar o vídeo como a principal ferramenta para divulgar um produto, serviço ou marca. As mensagens transmitidas desse jeito chamam mais a atenção do público e são mais lembradas. Por esse motivo, aumentam conversões, melhoram o engajamento e atraem mais tráfego para o site.
Ele pode ser utilizado de diversas formas, por exemplo, para apresentar os valores da empresa, demonstrar como um produto funciona, narrar a experiência de uma pessoa, etc. Além do mais, você só precisa de um bom computador para fazer qualquer tipo de arte visual e transmissões. Desse modo, caso ainda não tenha, deixe de conferir os 12 melhores notebooks para trabalho.
Marketing de Relacionamento
Direcionado para fidelizar clientes, construir confiança e agregar mais valor a uma marca, este tipo de marketing digital garante o sucesso de um negócio no longo prazo. Faz parte dessa modalidade o envio de e-mails de agradecimento, verificação de satisfação, oferta de outros produtos com desconto para o consumidor após uma venda.
Outras ferramentas do marketing de relacionamento são os programas de fidelidade, a escuta ativa e a presença nas redes sociais. Como é necessário fazer diversas conexões rápidas e com ótima qualidade, para trabalhar com esse modelo de comunicação é bom ter um dispositivo de qualidade que supra essas necessidades. Desse modo, confira os 10 melhores roteadores de 2022.
Marketing de recompensa
Esta forma de marketing digital consiste em uma estratégia para persuadir as pessoas a fazerem o que uma marca quer, dando algo que sirva de incentivo. Pode ser assinar uma newsletter, renovar um contrato, comprar um produto adicional, recomendar o serviço a um amigo e o que a empresa achar necessário.
Alguns exemplos de gratificações que os clientes podem receber por realizar alguma dessas ações são bônus, acesso antecipado, descontos, programa de fidelidade e outros. Isso permite às empresas alcançarem seus objetivos em um curto período e com alta eficácia. Também serve para criar e fortalecer o relacionamento com o público-alvo.
Endomarketing
O endomarketing corresponde a um conjunto de ações que visam melhorar a imagem da empresa entre seus colaboradores. Ele tem o intuito de deixar as equipes de trabalho mais motivadas ao desenvolver uma relação afetiva com o negócio. Esse tipo de divulgação funciona com a combinação de atividades dos Recursos Humanos e Marketing.
O RH fica atento às necessidades apresentadas pela equipe, transformando problemas em oportunidades de melhoria, garantindo um bom ambiente de trabalho. O marketing digital gera entusiasmo e transmite o sentimento de integração na organização como uma entidade importante e única.
Marketing local
O marketing local é um tipo estratégia direcionada a captar clientes para um negócio em uma área específica que pode ser uma cidade, um bairro ou uma região. Em ambiente digital as publicações ocorrem geralmente nas redes sociais, como Facebook, Whatsapp e Instagram, principalmente no formato de anúncios.
Com essa técnica é possível fazer propaganda de modo bastante barato e criar relacionamentos de longo prazo. Se você possui uma loja física, desse jeito, fica mais fácil atrair clientes em potencial, estabelecer uma relação sólida e de confiança com o consumidor, graças à proximidade.
Marketing de afiliados
O marketing de afiliados consiste em uma parceria feita com outras pessoas ou empresas para promoverem seus produtos ou serviços em troca de uma comissão quando houver uma venda efetiva. Utilizar esse tipo de divulgação digital aumenta significativamente suas chances de conquistar clientes por diferentes meios e sem gastar muito.
Para aplicar essa metodologia, basta você passar um link para o parceiro afiliado recomendar o serviço ou produto oferecido pela sua empresa. Então, assim que o consumidor pagar a compra, ou apenas clicar no link ou após mil pessoas visualizarem o que você quer, o valor combinado deve ser repassado para o afiliado.
E para conseguir executar esse tipo de trabalho com praticidade, o ideal é ter um aparelho de alta eficiência, assim, confira os 10 melhores tablets para trabalho de 2022.
Outbound marketing
O principal objetivo deste tipo de marketing digital é oferecer um produto, serviço ou apresentar uma marca ao maior número possível de pessoas. Mesmo que nenhuma delas não esteja procurando ou deseje o que você vende. Com essa tática o alcance de novos clientes geralmente se torna mais amplo e leva ao crescimento do negócio.
Também se trata de uma prática ideal para aumentar a visibilidade de uma marca e obter a reação do público em curto período. Você pode fazer uso de e-mail, redes sociais, vídeos e muitas outras mídias simultaneamente com os quais a exposição da mensagem publicitária possa ser mais ampla.
Marketing Direto
Este tipo de marketing é chamado dessa forma porque consiste na comunicação direta de uma empresa com o seu potencial cliente. Essa interação pode acontecer através de qualquer canal de relacionamento disponível, como e-mail, mensagens de texto, telefone e, até mesmo, cartas.
No ambiente digital, ações através de e-mail e a disponibilização de cupons por site ou redes sociais, por exemplo, são as maneiras mais empregadas pelo marketing direto. Assim, com essas atividades simples é possível causar algum tipo de reação no consumidor para que ele se sinta atraído pelo produto ou serviço oferecido.