Marketing local: 3 ações para colocar em prática e alavancar as vendas - Bravulink

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Marketing local: 3 ações para colocar em prática e alavancar as vendas

Quem busca maneiras de como alavancar as vendas precisa entender que deve usar as principais estratégias de marketing local. Afinal, grande parte dos negócios gerados pelo seu empreendimento provavelmente são físicos e, portanto, acontecem dentro do seu estabelecimento. Dessa forma, vale a pena investir nas pessoas próximas a você.

No entanto, não é todo mundo que sabe como trabalhar com o marketing local e como alavancar as vendas com ele. Afinal, não são raras as histórias de quem acredita que o marketing digital não funciona justamente porque investiu e não trouxe os resultados desejados por não direcionar o seu dinheiro para o público local.

Quer saber como alavancar vendas com o marketing local? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é o marketing local?

Para poder entender como alavancar vendas com marketing local, precisamos compreender os conceitos envolvidos nisso. Afinal, do que estamos falando aqui? Como o marketing local é diferente do marketing “normal”?

Na prática, o marketing é um conjunto de ferramentas para poder despertar o desejo de compra de um consumidor e posicionar a sua empresa no mercado para gerar mais vendas. Portanto, o marketing local é fazer tudo isso, mas em um espaço localizado controlado. Ou seja: em vez de simplesmente fazer ações de publicidade, a empresa deve fazê-las focando no seu mercado local e no público que está geograficamente próximo.

Mas, afinal, porque uma empresa escolheria focar em alguém geograficamente próximo se pode falar com gente do Brasil ou do mundo inteiro? A razão disso é bem simples: alguns negócios não podem ser contratados à distância.

Por exemplo, suponha que você precise comprar algo em um supermercado delivery em Rappi, por exemplo. Se você abrir o aplicativo agora, você só verá mercados próximos da sua casa. Afinal, não dá para comprar em um supermercado de outra cidade de esperar o entregador fazer toda a distância para entregar.

O mesmo vale para serviços de limpeza, de encanador, farmácias, terapeutas e tantos outros tipos de empresas que atuam presencialmente e só podem atender ao público da sua cidade ou de um bairro específico.

Como alavancar vendas com marketing local?

1. Faça segmentação em todos os anúncios

Existe uma razão para o Facebook (e o Instagram) ser uma das maiores plataformas de marketing digital do mundo atualmente. E não é só o fato de ter um público gigantesco (só no Brasil são 127 milhões de usuários).

O principal fator que faz do Facebook uma das mais poderosas ferramentas de marketing do mundo é o fato de poder segmentar seus anúncios de maneira muito detalhada, com diversos pontos de dados diferentes. Um deles, claro, é a localização do usuário.

Por exemplo, suponha que você tem um restaurante no centro da cidade e quer anunciar uma promoção para os trabalhadores da região. É possível, antes do almoço, lançar um anúncio para o Facebook exibir só para quem está a 1 quilômetro do seu negócio, de modo a alcançar apenas quem trabalha na região e queira almoçar por lá.

Além da segmentação por localização, é possível segmentar por gostos, interesses, nível de educação e salário, além de muitas outras informações coletadas pelo Facebook.

2. Crie uma integração entre publicidade online e offline

Atualmente, existem empresas que trabalham única e exclusivamente com o marketing digital. Para elas, apenas as ações no Facebook, Google e outras plataformas são o suficiente para vender e conseguir bater as metas.

No entanto, empresas locais não podem se dar a esse luxo pois seu modelo de negócios não é digital. Logo, é preciso ter ações offline também. No entanto, o ideal é integrar as duas de forma a criar um ecossistema coeso.

Por exemplo, crie ações no Facebook que levem o público para o seu estabelecimento. Ao mesmo tempo, colete dados dos seus clientes presenciais e faça uma perfil de potenciais consumidores para receber seus anúncios nas redes sociais.

3. Use ferramentas digitais para aumentar sua estratégia

Existem muitas ferramentas digitais que podem ser usadas para poder otimizar a sua estratégia digital. Por exemplo, o WhatsApp é uma excelente opção, especialmente porque ele está em 99% de todos os smartphones no Brasil.

Na prática, ele pode ser usado para divulgar suas promoções, para fechar negócios, para tirar dúvidas dos consumidores e muito mais. É possível até mesmo instalar um chatbot no WhatsApp para agilizar o atendimento dos seus clientes, de modo que seja possível falar com mais consumidores ao mesmo tempo.

Pronto! Com essas dicas, você já está preparado para poder usar o marketing local como uma ferramenta de como alavancar vendas para o seu negócio. A partir de agora, é importante pensar nesses elementos quando for traçar uma estratégia de publicidade para o público local, já que isso aumentará a sua eficácia e permitirá que você alcance mais vendas.

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