Quem trabalha no mercado digital sabe o quanto é importante ter um site de vendas que converte leads.
O problema é que criar um site desse tipo não é tão fácil quanto se imagina. Afinal, só colocar seu produto ou serviço na web com preço e botão de compra não é suficiente.
O site deve ser projetado para evitar qualquer risco de segurança ou desconfiança dos visitantes, assegurando que a oferta é imperdível e deve ser aproveitada imediatamente.
Continue a leitura para entender como deve ser uma página de vendas eficaz, por que é importante ter uma e o que fazer para chegar lá.
O que é um site de vendas?
É uma página da web onde você apresenta um produto, seus benefícios, funções e outros argumentos para convencer o cliente a comprá-lo.
Caso a pessoa manifeste interesse na locação de impressoras, será direcionada para uma página na qual pode selecionar a forma de pagamento e preencher os dados pessoais.
É importante salientar que, embora seja chamada de página de vendas, não é aqui que a transação ocorre.
É como se o site fosse o vendedor de uma loja física, apresentando os produtos e convencendo os clientes, e a página de checkout fosse o caixa, encarregado de receber os pagamentos e entregar os produtos.
Por que ter um site de vendas?
Agora que você sabe o que é uma página de vendas e para o que ela serve, pode estar se perguntando se vale a pena criar uma para o seu negócio.
Afinal, as redes sociais ocupam cada vez mais espaço das ações de venda no meio online. Sem contar que agora é possível vender diretamente pelo Facebook ou pelo Instagram.
Contudo, não se engane, os sites de vendas ainda têm lugar muito importante no mundo online, sendo muito seguros e, mais ainda, um canal menos intermediado do que as redes.
Assim, confira porque ainda é importante manter uma página de vendas nos tópicos a seguir.
Ambiente de vendas sem distrações
Em qualquer rede social ou site, os usuários são expostos a várias informações paralelas, como pop-ups e anúncios.
Em essência, os recursos distraem a atenção do usuário. Por isso, é fundamental ser direto numa página de vendas.
Um título cativante, uma descrição clara e um botão de compra visível são fatores-chave para aumentar suas chances de conversão.
Transmite profissionalismo
Em uma época em que as mídias sociais estão tomando conta de nossas vidas, é comum pensar que páginas de vendas de pirômetro digital são dispensáveis.
Isso está longe da verdade. Elas transmitem profissionalismo, apresentam as informações do seu produto organizadas em uma única página e sanam várias dúvidas de clientes em potencial.
Comunicar essas características faz toda a diferença na hora de conquistar novos clientes e seguir atendendo os clientes antigos com qualidade.
Informa os clientes
Se a função de uma página de vendas é converter leads em clientes, a prioridade deve ser destacar a importância das cintas de amarração.
Uma lista clara de benefícios pode ajudar seu cliente em potencial a ver sua oferta como uma solução para uma necessidade.
Se alguém está pensando em comprar um produto da sua loja virtual ou contratar um serviço, é porque está sentindo uma dor que o item pode curar.
Então, a solidificação do seu produto/serviço como um investimento que vale a pena depende de você.
Tenha cuidado: não crie falsas expectativas sobre a oferta. Isso leva a desilusões e pode custar clientes.
Não se preocupe com o que seu produto não oferece, mas aponte todos os benefícios reais que seu cliente em potencial vai obter se comprá-lo.
Possibilita otimizar para conversões
Existem ferramentas de teste A/B que podem otimizar os resultados de praticamente qualquer elemento de uma página de vendas, como:
– Títulos;
– Imagens;
– Copywriting;
– CTAs.
Esses testes criam duas versões quase idênticas da mesma página. A única modificação é o elemento que o profissional quer testar.
Desta forma, ele pode determinar quais elementos estão ou não gerando conversões para a empresa. Então, é possível modificar a tempo de recuperar eventuais conversões perdidas.
Disponível 24 horas por dia
Imagine que você quer comprar em uma loja, mas quando chega ao espaço física, a loja está fechada. Todos nós sabemos como essa situação é ruim.
No caso de uma loja online, basta acessar o site e fazer a compra no horário mais conveniente para o consumidor.
Essa flexibilidade é muito vantajosa para as duas partes. Os vendedores de tinta epóxi preço não precisam se limitar ao expediente tradicional e as pessoas interessadas também não precisam aguardar respostas, inclusive como ocorreria nas redes sociais.
Torna a página facilmente encontrada
Uma empresa tem que se esforçar para aparecer no mercado. Não há espaço para se esconder em um cenário marcado pela competição.
Ao criar um site, você facilita que os potenciais consumidores encontrem canais para entrar em contato e possivelmente começar ou continuar a jornada de compra, por exemplo.
Imagine perder uma conversão porque os clientes não encontram os dados de contato para tirar dúvidas sobre os produtos do catálogo. Isso pode acontecer quando a marca não centraliza todas as informações em um único endereço.
Em tempos de alta concorrência, é importante não deixar os clientes livres para pesquisarem por outras opções.
Como fazer um site de vendas?
Alguns canais, como Facebook, Google e outros, orientam os empreendedores a promover páginas que tenham mais conteúdo e ofereçam oportunidades para os compradores.
Isso significa que uma página de vendas com vídeos pode funcionar em uma lista de e-mail ou em um blog com pessoas que já conhecem a empresa de filtro jacuzzi.
Contudo, ao utilizar outros canais, é preferível elaborar páginas mais abrangentes que forneçam mais dados ao possível comprador.
Acompanhe as dicas a seguir para saber como fazer isso com eficiência.
Escolha a melhor forma de pagamento
Quanto mais formas de pagamento você oferecer, mais pessoas comprarão seus produtos.
No Brasil, a maioria das pessoas compra online com seu cartão de crédito, mas você também pode adicionar opções como débito, boleto bancário ou PayPal para atender mais pessoas.
A escolha da forma de pagamento depende do perfil do público. Depois de selecionar os métodos de pagamento, certifique-se de especificá-los na página.
Isso evita que alguém clique no botão “comprar” e não encontre a opção de pagamento correta.
Inclua depoimentos de clientes
Depoimentos e opiniões online influenciam muito. Isso acontece porque as pessoas tendem a valorizar as opiniões de quem está em seu círculo social.
Dessa forma, ao incluir depoimentos de consumidores em seu site, você aumenta a chance dos visitantes se conectarem com aquela pessoa e confiarem mais na fabricante de spray drying.
Estes testemunhos podem ser em formato de texto ou vídeo. O importante é que sejam reais e mostrem como o produto ou serviço pode resolver o problema de um potencial cliente.
Fale a mesma língua dos clientes
Reserve um tempo para conhecer seu público, os problemas que eles enfrentam todos os dias e como você e seu produto podem ajudá-los.
Uma maneira de fazer isso é criar uma persona. Essa é uma representação semifictícia do cliente ideal, gerada a partir de uma análise aprofundada do negócio e pesquisas de mercado.
Depois de entender quem é o cliente ideal da distribuidora de piso de concreto polido, sua tarefa é criar um texto que desperte empatia nas pessoas que o leem, fazendo com que elas se interessem pela oferta.
Essa pesquisa vai ajudá-lo a desenhar uma estratégia de comunicação mais eficaz e, assim, aumentar a taxa de conversão da sua empresa.
Faça CTAs
Depois de demonstrar todos os benefícios do seu produto, como acessá-lo e as formas de pagamento, é hora de convidar os visitantes a realizar uma ação em sua página.
Para causar impacto, a chamada para ação (CTA, em inglês) deve ser clara, consistente com o restante do texto e bem posicionada na página.
Não se preocupe se você não encontrar o CTA perfeito na primeira vez. Você sempre pode experimentar outras frases e tipos de botões, até encontrar aquele que mais converte.
Ofereça recompensas
Uma ótima maneira de convencer os clientes a concluir uma compra é oferecer uma recompensa ou presente exclusivos dentro de um determinado período de tempo.
O objetivo é agregar valor à loja de bicicleta e incentivar quem tem dúvidas a tomar uma decisão de compra positiva.
Você pode fornecer materiais adicionais, como e-books, ou unidades adicionais do produto.
Idealmente, a recompensa deve valer muito a pena e não ser apenas um brinde sem conexão com o negócio. Ao mesmo tempo, ela não pode ser mais útil ou interessante do que o próprio produto.
A ideia não é prejudicar quem não recebe o bônus, mas presentear os clientes que realizam uma ação adicional.
Assim, ao aliar boas campanhas de marketing e fidelização ao uso de um terreno próprio, que é o site de vendas, seu negócio terá ainda mais oportunidades de sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.